Postado Por : Pedro Tozzo 06 julho 2015


O Genus nunca havia conquistado um título em 25 anos de história. E quebrando tabus, o título do estadual volta a ser de um time de Porto Velho após 13 anos.


A final do Campeonato Rondoniense 2015 foi carregada de emoções. Genus e Vilhena jogaram duas partidas e a deste sábado, no Portal da Amazônia, a baixa temperatura, garoa e dois tempos totalmente diferentes mudaram a história do único time que disputou o estadual e ainda conhecia o sabor de ser campeão. O Genus, que tem os jogadores e torcedores chamados de "guerreiros", mostrou força e garra para derrotar o todo-poderoso Vilhena dentro de casa. Desfalcado e envolvido por uma crise interna que foi parar na Justiça, o Lobo do Cerrado viu o Aurigrená crescer. Apesar de dominar todo o primeiro tempo, faltou equilíbrio para contornar a experiência do treinador Claudemir Pontin que soube reorganizar o time para um segundo tempo, e, de virada, vencer por 4 a 3.
Vilhena e Genus no Portal da Amazônia (Foto: Eliete Marques)Vilhena e Genus no Portal da Amazônia (Foto: Eliete Marques)
No somatório das duas partidas, o Genus derrotou o Vilhena por 6 a 4 e, aos 24 anos de história (incluindo a era amadora), conquistou o primeiro título do Rondoniense. O resultado ainda quebrou um tabu que já durava 13 anos: o campeão estadual voltou a ser um time da capital. O último time de Porto Velho a vencer tinha sido o extinto CFA, em 2002.
VEC tem força
A partida teve início ao som de duas torcidas empolgadas pela decisão do título. Apesar de ter entrado em campo com a vantagem de um gol e jogando pelo empate, o Genus se atrapalhou e não conseguia encaixar as jogadas. De tanta confusão e passes errados, numa falha boba, mas muito feia e confusa da defesa, aos 10 minutos, Edilsinho abriu o placar para o Vilhena. Assustados com o gol adversário, os jogadores do Genus encontraram dificuldade em se organizar e até esboçaram uma leve discussão. 
Tudo que o Vilhena queria. Com o desequilíbrio emocional do Genus, o VEC aumentou a marcação. Fernandinho tentou sair pela lateral, mas a zaga do Lobo não deixou a jogada seguir. E, em um lançamento longo, Cabixi recebeu na pequena área, ficou de cara com Dida e aumentou o placar para o Vilhena. Para dar mais dinamismo ao jogo, Pemaza entrou no lugar de João Vitor. Apesar do jogo ter seguido com tentativas de ambos os lados, os jogadores foram para o vestiário com o placar de 2 a 0 para o VEC, resultado que dava o sexto título do Lobo.
Hora da virada
No intervalo, o técnico Claudemir Pontin conseguiu conversar com os jogadores e arrumar as peças erradas.Thiago Xuxa voltou no lugar de Xana, e o time da capital entrou no jogo. Mesmo assim, o Vilhena queria o título e continuava a pressionar o algoz. Mas, aos três minutos, em uma cobrança de pênalti, Fernandinho bateu firme em direção ao gol e devolveu à torcida aurigrená a esperança de uma virada. O gol recobrou os ânimos e o Genus cresceu na partida. Com ousadia, impôs o ritmo e dominou as jogadas. Certeiro, Xuxa recebeu a sobra de uma cobrança de falta e bateu firme para marcar o gol de empate da partida. Na comemoração, Xuxa recebeu cartão amarelo por tirar a camisa.
A empolgação de colocar novamente a mão na taça, deixou o banco de reservas ouriçado. Tanto que o Michel levou um cartão vermelho e foi expulso, pela segunda vez na competição, sem sequer ter entrado em campo. De volta ao campo, o VEC ainda tentava reverter o placar. Em cobrança de escanteio, Edilsinho bateu para Cabixi que balançou as redes do Genus pela terceira vez. Na comemoração, o gandula do VEC recebeu um cartão vermelho. O time visitante tentou se recuperar em uma cobrança de falta, mas o goleiro Naldo se esquivou e afastou o perigo. Mas, em uma cobrança de falta Alex mandou para Xuxa que novamente empatou. Mesmo com o goleiro Dida reclamando de dores no joelho, a partida seguiu. Na tentativa de garantir a vitória para o Genus, Guarate colocou a bola dentro do gol adversário. Com o resultado a torcida do Lobo começou a deixar o estádio e o Genus conquistou o primeiro título estadual da história.  
Gols:  Edilsinho, Cabixi (Vilhena)
Fernandinho, Xuxa (2), Guarate (Genus)
Cartões:  Marinho, Naldo, Felipe (Vilhena)
Xana, Xuxa, Jean, Michel (vermelho) (Genus)
Local:  Portal da Amazônia - Vilhena

One Response so far.

  1. Anônimo escreveu:

    :-)

Deixe um Comentario

ATENÇÃO! Comentários anônimos podem NÃO ser publicados. Se possível, identifique-se para melhor interação com os usuários

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tecnologia do Blogger.

MUSEU VIRTUAL

COMPAREÇA AOS JOGOS

COMPAREÇA AOS JOGOS

FUTEBOL DE RONDÔNIA

OFERTAS

LOBOS DO CERRADO

Arquivo

Copyright © Vilhena Esporte Clube - Blog do Torcedor - Criado por João Eduardo Caldeira - Design por Patricky Gabriel Sarturi