Postado Por : Pedro Tozzo 06 março 2014


Com base em erros cometidos no futebol nacional, presidente da comissão de arbitragem e diretor da FFER, e o presidente do Pimentense falam sobre polêmica.

Um problema que atormenta federações, dirigentes, jogadores e torcedores são os erros de arbitragem nos jogos de futebol. Várias partidas importantes nacionais e internacionais já tiveram o resultado prejudicado por esse motivo. Recentemente, o jogo entre Flamengo e Vasco da Gama, pelo Campeonato Carioca, trouxe à tona essa questão. Na ocasião, o time da gávea venceu a equipe cruzmaltina por 2 a 1, sendo que um gol validado para o Fla foi parecido com o gol do Vasco, que foi anulado.

Como repercutiu nacionalmente, aqui em Rondônia não foi diferente. Em entrevista cedida ao GloboEsporte.com o presidente da comissão de arbitragem e diretor técnico da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), Almir Belarmino, e o presidente do Clube Atlético Pimentense (CAP), Antônio Marcos Lenzzi, comentaram sobre a preocupação com os possíveis erros que possam acontecer nos jogos do Campeonato Rondoniense. Um deles foi no último domingo, no confronto entre Vilhena e Ji-Paraná, onde o técnico Neneca teria reclamado da arbitragem e acabou sendo expulso.

Segundo Almir, os árbitros do estado estão preparados para apitarem os jogos, já que todos passaram por treinamentos na pré-temporada realizada pela FFER, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro. 

- Nós fizemos a nossa pré-temporada que é a preparação com os árbitros para o campeonato estadual. Nessa preparação, tiramos um período de meio dia, direcionado ao Árbitro Assistente Adicional (AAA).

"O investimento para as bolas com chips deve ser muito alto." - Almir Belarmino

O AAA é aquele árbitro que fica ao lado das traves e que tem a função de assistir o juiz do jogo sobre as bolas que possam entrar no gol, além das que saem pela linha de fundo.  Conforme Almir, ele poderá ser utilizado no campeonato estadual, em partidas decisivas. 

- Nós vamos usá-lo nas fases decisivas, ou em alguns jogos que se fazem necessários. Nos grandes centros, eles trabalham com um ponto eletrônico. No nosso caso, não temos esse recurso, então foram criados sinais, que indicam se a bola saiu ou entrou no gol e tudo isso foi treinado com os eles - explicou. 

Questionado sobre a possibilidade do implante de chips nas bolas, Almir enfatizou o alto valor para a execução do projeto. 

- O investimento para as bolas com chips deve ser muito alto. Não faço nem ideia, mas daqui há alguns anos, se todas as federações tiver, teremos que acompanhar também e nos adaptar à modernidade. 

Antônio Marcos Lenzzi, atual presidente do Pimentense (Foto: Magda Oliveira)O presidente do Pimentense, Antônio Marcos Lenzzi, não vê no chip a solução para os erros de arbitragem.
- O mais importante não é saber se a bola entrou ou não, um erro como esse não é tão comum. O maior erro de arbitragem que nós temos é de precisão dos árbitros dentro do jogo. 

Marcos Lenzzi acredita que a capacitação dos árbitros de futebol seja a prioridade para se evitar erros cometidos nas partidas da modalidade.

- A capacitação dos árbitros e auxiliares é de suma importância.

O presidente frisou um erro que, em sua opinião, aconteceu com o próprio Pimentense no Campeonato Rondoniense 2013, mas também ressaltou que esse problema é repetido no Brasil inteiro. 

- Acredito que os erros não são apenas em Rondônia, mas no país inteiro. Vimos um grave erro no Rio de Janeiro onde a equipe foi muito prejudicada e inclusive na final do Rondoniense de 2013 o time do Pimentense também sofreu dois erros gravíssimos de arbitragem – afirmou.


Deixe um Comentario

ATENÇÃO! Comentários anônimos podem NÃO ser publicados. Se possível, identifique-se para melhor interação com os usuários

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Tecnologia do Blogger.

MUSEU VIRTUAL

COMPAREÇA AOS JOGOS

COMPAREÇA AOS JOGOS

FUTEBOL DE RONDÔNIA

OFERTAS

LOBOS DO CERRADO

Arquivo

Copyright © Vilhena Esporte Clube - Blog do Torcedor - Criado por João Eduardo Caldeira - Design por Patricky Gabriel Sarturi